segunda-feira, 8 de abril de 2013

NEMATOIDES EM CENOURA


Os nematoides formadores de galhas como são conhecidos os Meloidogyne spp. são causadores de perdas significativas na produção comercial de cenouras. As galhas que se formam nas raízes são o resultado de alterações fisiológicas e morfológicas da infecção e inicio do processo alimentar do nematoide. Alem da redução na produtividade, a infecção com a conseguente formação das galhas, depreciam e afetam negativamente a aceitação comercial do produto no mercado.
Em cenouras, os sintomas característicos são a bifurcação, e formação de galhas em raízes laterais. Na parte aérea, as plantas severamente infectadas apresentam sintomas de deficiência nutricional e podem murchar nas horas mais quentes do dia, uma vez que as raízes com galhas apresentam limitada capacidade de absorção e transporte de água e nutrientes.
O uso de métodos culturais (ex. rotação de cultura com plantas não hospedeiras, uso de plantas antagonistas) no manejo dos nematóides pode reduzir os danos. Todavia, os nematóides de galhas possuem grande gama de hospedeiros o que dificulta a adoção deste método de controle e requer acompanhamento de um profissional Eng. Agrônomo que lhe orientará no planejamento das ações.
O controle químico, também, não dispensa a orientação de um profissional. Existem poucos nematicidas disponíveis no mercado. Na cultura da cenoura uma opção é o uso de nematicidas fumigantes aplicados no solo como tratamento em pré-plantio.

Para o controle biológico, os agentes mais utilizados são fungos (Arthrobotrys spp. e Monacrosporium spp. Pochonia chlamydosporia e Paecilomyces lilacinus) e bactérias Pasteuria penetrans e espécies de Bacillus.

Maiores informações podem ser obtidas com a leitura do artigo escrito por Mitkowski, N.A. and G.S. Abawi. 2003. Nematoide das galhas. (Portuguese translation by E.A, Lopes, R. Dallemole-Giaretta, and B.S.Vieira, 2011. The Plant Health Instructor. DOI:10.1094/PHI-I-2011-03-29-01 Revised 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário